terça-feira, 25 de agosto de 2015

Geopolítica e Geoeconômia Europa

GEOPOLÍTICA

A Europa tem um histórico longo e conturbado, marcado principalmente pela primeira e segunda guerra mundial, que contribuíram para formação do espaço geográfico que encontramos hoje na Europa. As regiões que tinham costumes, línguas e aspectos étnicos em comum, se estabeleceram em um único estado. O processo chamado de unificação, integrou o território da Itália e da Alemanhã. Até 1850 a Itália era dividida em 7 ducados, mas, estes aspectos em comum favoreceram para que estes territórios se unificassem e virassem apenas um.

o nome atribuído ao conjunto de 39 estados independentes liderados pelo governo da Prússia e Áustria, é Confederação Germânica. O primeiro ministro da Prússia iniciou a unificação alemã. Derrotando a Áustria unificou os territórios ao norte do Rio Reno, e em 1870 aproveitou o nacionalismo germânico (ocasionado pela guerra entre Prússia e França) e unificou os estados alemães do sul, tornando-se uma grande potência do continente europeu.

Podemos dizer também que após o termino da segunda guerra, de certo modo os Estados Unidos e a Europa ocidental se juntaram. Através do plano Marshall, os países europeus receberem ajuda financeira dos estados Unidos, pois estavam passando por dificuldades financeiras em virtude da guerra.

GEOECONÔMIA

Europa Ocidental: É a principal região econômica da Europa. Lá é encontrado a maior parte das industrias europeias, e  é favorecida por um sistema de transportes moderno, que permite intensa circulação de mercadorias e de pessoas.

Divisão política Europa ocidental

Europa centro-orientalengloba os países da antiga URSS, sua economia caracteriza-se por indústrias pesadas e de base, além de atividades extrativistas e agrícolas.
                                                                 
    Países Europa centro-oriental
 União Europeia: Inicia-se com o tratado de Roma, assinado por Benelux, França, Alemanha e Itália. A partir daí, os países, já integrados economicamente, estabeleceram integração política e a livre circulação de mercadorias, de capitais, de serviços e de pessoas. Em 1992, o Tratado de Maastricht implementou o euro e criou um plano de defesa comum entre países membros. Desde 2007, a UE conta com 27 países-membros e se depara com o desafio de diminuir a desigualdade econômica entre eles.
                                                                


        Países Europa centro-oriental



Nenhum comentário:

Postar um comentário